Este estudo teve como objetivo principal transformar um antigo armazém industrial para o uso habitacional sem descaracterizar a fachada para a rua e mantendo a volumetria pré-existente. Situado numa zona histórica da cidade de Faro, este prédio está inserido também numa zona de proteção de um dos bairros da cidade com características culturais e arquitetónicas a valorizar - Bairro da Estação.
A proposta inclui duas moradias geminadas e dois estúdios, tendo todas as unidades acesso pela Rua Miguel Bombarda. Um dos objetivos do estudo para esta propriedade foi maximizar a capacidade construtiva com unidades independentes que pudessem ser usadas em conjunto ou separadamente. Por outro lado, a proposta vira-se para o interior do lote, garantindo maior proteção visual e acústica a partir do exterior, bem como ganhos de iluminação e ventilação natural.
No pátio interior central é proposta uma cobertura em brise-soleil com sistema de lâminas metálicas de ângulo variável que permita dar resposta às necessidades de exposição solar nas diferentes estações do ano. Ao nível do piso térreo a entrada para as moradias faz-se através da garagem e atravessa o pátio central, com uma visibilidade que se pretende desimpedida até ao pátio nas traseiras da propriedade, onde é proposto um pequeno espaço de lazer com piscina para cada uma das moradias geminadas.
Este estudo, entregue para efeitos de aprovação pela Câmara Municipal, visou sobretudo garantir área de construção e parâmetros urbanísticos globais para valorização da propriedade. Contudo, foram elaboradas imagens interiores virtuais com exemplos do que poderá ser uma configuração e mobiliário interior.